Air TV é a mais nova produção do Kyoto Animation (Kiddy Grade, Inu Yasha, Full Metal Panic), mas diferentemente de todas as outras obras já feitas pelo estúdio, tem um tom mais dramático, mais verdadeiro e, ao mesmo tempo, fantasioso. É indubitavelmente a "obra-prima" produzida pela "KA".
Yukito Kunisaki é um jovem viajante andarilho que vive dos truques que faz com o seu "bonequinho", o qual consegue mover sem o uso de cordas, fato esse que encanta QUASE todas as crianças. Como todo "andante", Yukito não tem um local definido para ficar. Porém, acredita em uma ideologia desde criança, na qual sua falecida mãe também acreditava e que morreu procurando-a: uma menina alada que supostamente vive no céu está sofrendo e precisa de ajuda. A partir desta ideologia, Yukito não tem outro sentido na vida, a não ser encontrar a tal menina alada da qual sua mãe tanto falava. Mas será que ela realmente existe?
E é em uma das cidades que visita para procurar a menina alada que Yukito conhece a meiga e introspectiva Misuzu Kamio, em frente ao mar, durante o pôr-do-sol. Yukito, briguento como ninguém, de primeira não dá bola para Misuzu, mas ao ouvir a bela jovem falar do mar e do céu (e o convite dela para jantar), rapidamente sente algo diferente, algo que ele pressente: Misuzu não é uma menina como as outras. Dentro dela, no mais profundo do seu âmago, existem muitas verdades a serem descobertas. E, quem sabe, a verdade sobre a menina alada.
É desta bela história que fala Air TV, uma série de 13 episódios (na verdade, o 13° episódio não passa de um "review" de toda a série) na qual os dois primeiros episódios começam com um tom de comédia um tanto quanto elevado (partes cômicas devido à dupla Yukito e Michiru e que funcionam muitíssimo bem), mas que logo dá lugar a uma história épica, a uma história que nem os séculos puderam apagar. Anjos (meninas aladas), céu, amizade, reencarnação, eternidade, são tantas direções que o anime toma que fica impossível descrever em meras palavras a maestria que é essa série.
Os personagens são realmente cativantes, começando por Yukito, passando por Misuzu, Michiru, e culminando com a misteriosa Kano Kirishima. Mas o mais impressionante de Air Tv é como todas as personagens (todas, sem exceção), são misteriosas, introspectivas. Elas guardam dores imensas, dores incontáveis, sejam por uma infância triste ou pela perda de uma pessoa amada. Air Tv junta de forma soberba a tristeza e introspecção dos personagens com os seus raros momentos de alegria. O traço do anime engana! Ao contrario do que o design dos personagens leva a crer, Air TV é um anime extremamente triste, doloroso, que faz o espectador refletir muito sobre algumas direções que leva a vida.
Misuzu, por exemplo, tem uma vida sem alegria, distante (sentimentalmente falando) da sua mãe adotiva, sempre evita um contato mais afetivo com a mesma, mas tal distância tem uma explicação: toda pessoa que tenta se aproximar mais profundamente de Misuzu acaba deixando-a doente, extremamente debilitada. Misuzu tem uma espécie de "reação negativa" às pessoas que dela tentam se aproximar. E com Yukito não é diferente, mas há algo nele que vai despertar nela e em todas as pessoas em sua volta a verdade sobre o sentimento mais belo de todos: a verdadeira amizade.
A direção de Tatsuya Ishihara é excelente! Ele opta várias vezes pelos planos mais abertos, principalmente nas cenas mais dramáticas. A trilha sonora da série é ótima, e contribui imensamente para o anime.
A animação de Air TV é belíssima, não que possua efeitos em CG magníficos (sim, eles existem, mas não são encaixados simplesmente para hipnotizar as pessoas, e sim para deliciá-las), mas a animação em 2D é tão bela, tão verdadeira, que só passa uma impressão: de que a equipe responsável pela a animação trabalhou com tanto amor neste maravilhoso projeto que o resultado final ficou muito acima do esperado.
É uma felicidade sem precedentes assistir a Air Tv, uma série tão singela, tão verdadeira, mas acima de tudo magistral! E em uma época na qual muitos projetos pensam que são muito mais do que na verdade são, Air Tv é exatamente o contrario: foi muito mais do que o esperado.
O final de Air TV dá uma sensação de "vazio", como toda grande série, mas, antes de tudo, é a certeza de que o fim pode ser o início de uma nova vida.
Air TV só comprova que o mestre Khalil Gibran estava certíssimo quando falou: "A simplicidade é o último nível da sabedoria".
É exatamente isso que o anime é!
retirado de http://animehaus.com.br/site/index.php?secao=10&t=Air&pg=1&id=10
Para baixar esse anime cadastre-se em www.animetengoku.com
Download do Torrent
Nenhum comentário:
Postar um comentário